Notícias

Formação de parceiros em procedimentos financeiras e administrativas dos PTA's

Data: 22/08/2016

O UNFPA promove formação em gestão de programa para parceiros de implementação

O UNFPA, Fundo das Nações Unidas para a População, promoveu no dia 26 de julho de 2016 em Bissau, uma formação destinada aos parceiros de implementação. A iniciativa teve o intuito de partilhar informações sobre os procedimentos financeiros e administrativos para a implementação dos planos de trabalho assinados anualmente com os parceiros de implementação.

Com o objetivo de criar um mundo onde cada gravidez é desejada, cada parto é seguro e o potencial de cada jovem é realizado, o UNFPA mobiliza parceiros estratégicos, governamentais e não governamentais essenciais para a concretização dos resultados do Programa País nas diferentes áreas chave do programa. Desta forma, anualmente o UNFPA assina Planos de Trabalho anuais com os parceiros, acordando as atividades e os fundos a serem utilizados para a execução de atividades. Reconhecendo que o  bom conhecimento dos requisitos e procedimentos é essencial para uma boa gestão da implementação do Plano de Trabalho Anual, participaram no Ateliê 40 pessoas em representação do UNFPA e diferentes instituições parceiras.

A cerimónia de abertura contou com a presença do Dr. Alfredo Alves, Diretor de Serviços de Saúde Reprodutiva,  do Dr. João Dantas, em representação do Ministério dos Negócios Estrangeiros,  e a Representante do UNFPA na Guiné-Bissau, Dra. Kourtoum Nacro. A ordem de trabalhos iniciou-se com uma apresentação do Programa País do UNFPA, destacando a importância do alinhamento da intervenção dos parceiros ao Programa do Governo “Terra Ranka”, aos objetivos do UNPAF e do UNFPA . Sublinhou-se que os indicadores das áreas de intervenção do Programa País, são desafiantes e que o UNFPA conta com o empenho, experiência e as competências dos parceiros para atingir os resultados propostos.

Ao longo da sessão foram explicados os procedimentos de gestão financeira de forma a facilitar o control financeiro, a contabilidade e auditorias, num ambiente de troca de experiências e de diálogo entre os participantes.  De forma a facilitar a absorção da informação, a tarde foi dedicada à análise em grupo de um estudo de caso, para a resolução do qual os parceiros implementadores tiveram oportunidade de colocar os seus conhecimentos em prática.  Durante o encontro houve ainda espaço para explorar de foram prática o preenchimento de procedimentos financeiros.

A realização do encontro visou, desta forma, promover a capacitação  técnica dos parceiros, de forma a habitá-los a darem uma resposta cada vez mais eficaz aos desafios da Guiné-Bissau nas atividades que desenvolvem com o apoio do UNFPA.